COMO A TECNOLOGIA UV-C FUNCIONA?

A radiação ultravioleta de comprimento de onda curto (UV-C) é usada em desinfecção de ambientes, pois sua energia é capaz de destruir microrganismos, como bactérias, vírus e fungos. O uso desta tecnologia tem se tornado cada vez mais comum, pois oferece um meio seguro e eficaz para desinfetar ambientes.

A desinfecção com radiação UV-C é realizada através da exposição dos microrganismos a uma determinada intensidade de luz UV-C. Esta luz é capaz de penetrar na membrana das células dos microrganismos e alterar sua estrutura, o que impede sua reprodução e os destrói.

A radiação ultravioleta-C (UV-C) é usada para desinfetar as superfícies e o ar. A Radiação ultravioleta UV-C é absorvida pela célula dos patógenos, e esta absorção causa a destruição dos seus ácidos nucleicos, desorganizando assim as funções vitais da célula. Sem estes ácidos nucleicos, a célula patogênica não pode se reproduzir ou sobreviver, e assim é eliminada. A exposição à radiação UV-C destrói cerca de 99,9% dos patógenos presentes, é um dos métodos mais eficazes para desinfecção em ambientes hospitalares e centros cirúrgicos. Esta técnica permite combater patógenos perigosos, como bactérias, vírus e fungos, sem recorrer a produtos químicos, sendo assim uma solução segura e eficiente na desinfecção do ambiente hospitalares, mostrando alta eficiência de desinfecção. A técnica garante um ambiente hospitalar limpo e seguro.

A radiação ultravioleta-C é uma forma de luz invisível que é produzida naturalmente por fontes de luz solar. É também produzida por lâmpadas artificiais especiais que são usadas em aplicações médicas e industriais.

Quando a radiação ultravioleta-C é exposta ao seu DNA, ela reage criando ligações químicas fortes que podem rasgar o DNA. Quando estas ligações são criadas, as células bacterianas não podem mais sobreviver. As células infecciosas são muito mais vulneráveis à radiação ultravioleta-C do que as células humanas.

Entre os mais de 2000 patógenos eliminados pela radiação UV-C incluem o vírus da imunodeficiência humana (HIV) (Gandhi et al., 2006; Ku et al., 2010), o vírus da hepatite B (HBV) (Kumar et al., 2002; Samanta et al., 2011), o vírus da hepatite C (HCV) (Kumar et al., 2002; Bhatia et al., 2008), o vírus sincicial respiratório (VSR) (Gandhi et al., 2006; Bhatia et al., 2010), o vírus da gripe (H1N1) (Tang et al., 2009; Bhatia et al., 2010) e o adenovírus (Gandhi et al., 2006; Tang et al., 2009). Além disso, a radiação UV-C também foi eficaz na inativação de bactérias como Escherichia coli (E. coli) (Kumar et al., 2002 e outros.

Baclean UV-C é um dispositivo de desinfecção de ambientes que utiliza a tecnologia de radiação ultravioleta, ou seja, radiação UV-C. Como usar o Baclean UV-C? O Baclean UV-C é tão fácil de usar, basta abrir a porta de qualquer ambiente livre de pessoas e coloca-lo no centro do ambiente, posicionar a barreira de segurança na porta e em pouco segundos o Bacclean inicia a desinfecção. O Baclean UV-C é um dispositivo portátil, prático e de fácil operação, não precisa de instalação, não precisa de operador especializado, é adequado a todos os tipos de ambientes hospitalares desde centros cirúrgicos até departamentos administrativos. O Baclean UV-C é um desinfectante natural, não tóxico, que não altera as características químicas e orgânicas do ambiente. O Baclean UV-C tem como princípio de funcionamento a emissão de radiação UV-C, que é capaz de inativar o DNA dos micro-organismos, inativando os patogenos em minutos. A radiação UV-C tem efeito limitado ao ambiente, não há riscos para os seres humanos, animais e plantas. Baclean UV-C é uma solução inteligente e acessível e econômica para a desinfecção de ambientes.

A desinfecção UV-C é mais barata do que a desinfecção química porque ela utiliza luz ultravioleta (UV) para destruir os microrganismos. O processo é mais barato, mais eficaz e menos invasivo do que o uso de produtos químicos, pois não requer a manipulação de produtos perigosos e não produz resíduos tóxicos. Além disso, a luz UV-C não é absorvida pela água e, portanto, não requer o uso de reagentes químicos para a desinfecção. Por fim, a desinfecção com luz UV-C é mais rápida do que a desinfecção química, o que significa que os custos de operação são menores. Em resumo, a desinfecção UV-C não apenas se destaca por ser uma alternativa mais econômica, eficaz e ecologicamente amigável à desinfecção química, mas também oferece a vantagem adicional de um processo mais rápido e de custos operacionais reduzidos, tornando-a a escolha ideal para garantir ambientes limpos e seguros.